O Laboratório de Pesquisa em Educação Intercultural na Amazônia (LAPEIA) é um espaço de apoio às atividades do curso de Especialização em Educação Escolar Indígena, vinculado ao Departamento de Educação Intercultural da UNIR. Está certificado pela instituição e cadastrado na plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O LAPEIA tem por objetivo realizar estudos e pesquisas científicas sobre temas relativos à educação em contextos interculturais na Amazônia. Suas atividades de pesquisa buscam oferecer subsídios para a formação de professores indígenas, para a construção de propostas curriculares de educação escolar intercultural, para a organização e produção de material didático bilíngue ou multilíngue em diferentes áreas do conhecimento, e para a formação de novos pesquisadores na área da educação intercultural.
São objetivos do LAPEIA:
- Constituir um espaço físico de referência equipado com materiais e equipamentos para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à área de educação intercultural;
- Realizar estudos e pesquisas científicas sobre temas relativos à educação em contextos interculturais na Amazônia;
- Investigar aspectos teóricos e práticos da formação de professores indígenas;
- Subsidiar a construção de propostas curriculares de educação escolar intercultural;
- Organizar e produzir material didático bilíngue ou multilíngue em diferentes áreas do conhecimento;
- Organizar e produzir documentários relativos a experiências de educação em diferentes contextos socioculturais da Amazônia;
- Promover a documentação e a divulgação de experiências de educação, de educação escolar e de educação intercultural em sociedades tradicionais da região Amazônica;
- Formar novos pesquisadores na área de educação intercultural.
Linhas de Pesquisa:
O LAPEIA possui as seguintes linhas de pesquisa:
Linha 1 – Fundamentos e Metodologias da Educação Intercultural
Esta linha de pesquisa tem como campo de estudo os processos de ensino-aprendizagem em contextos interculturais, incluindo: processos de ensino-aprendizagem em comunidades e povos tradicionais da Amazônia, recursos didáticos, metodologias e abordagens do ensino-aprendizagem em contextos interculturais, currículos de escolas em comunidades tradicionais, educação bilíngue, materiais didáticos da educação escolar indígena. Esta linha abrange, em sua temática, investigações do estado da arte, propostas de pesquisa que visem intervenções em contextos educativos interculturais, estudos descritivos, analíticos e teóricos, e análise crítica de processos de educação intercultural já desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Linha 2 – Formação de Professores Indígenas
Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas sobre temáticas relacionadas à formação inicial e continuada de professores indígenas, tais como: formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, conhecimentos e saberes docentes, estágio de iniciação à docência, perfil docente e profissionalização. Contempla também estudos sobre o estado da arte de pesquisas e tendências sobre formação de professores indígenas.
Linha 3 – Educação Escolar Indígena na Amazônia
Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos sobre processos de escolarização em comunidades indígenas da Região Amazônica, incluindo-se como temáticas de investigação: história da educação escolar indígena na Amazônia, relações entre educação indígena e educação escolar, escolarização e identidade cultural, escola e culturas indígenas, políticas públicas de educação escolar indígena.
Linha 4 – Etnomatemática e Interculturalidade na Amazônia
Essa linha tem por objetivo desenvolver pesquisas sobre saberes e fazeres matemáticos de povos indígenas na Amazônia como subsídio à promoção da interculturalidade em processos de educação escolar. Incluem-se como temáticas de pesquisa: saberes e fazeres matemáticos de povos indígenas na Amazônia, Educação Matemática e interculturalidade, saberes cotidianos e matemática escolar em contextos interculturais.
Coordenação do LAPEIA:
Coordenador: Profa. Dra. Anna Frida Hatsue Modro
Vice-Coordenadora: Profa. Ma. Vanúbia Sampaio dos Santos
Endereço do laboratório no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7530188180570034